O PROJETO DE UM BRAÇO HIDRÁULICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA

Glaucio Luciano Araujo, Andreia Almeida Mendes, Fernanda Cota Trindade, Luciana Rocha Cardoso

Resumo


A metodologia de projetos como ferramenta de aprendizagem ativa não pode ser tida como novidade, a mesma já é utilizada a algum tempo em salas de aula por todo o planeta, no entanto ela ainda pode ser considerada como atual, e em algumas instituições de ensino ela é tratada como uma metodologia inovadora, pois as aulas ainda seguem o protocolo tradicional. O objetivo desta pesquisa foi relatar a experiência da aplicação da metodologia de projetos, em um semestre da disciplina de "Fenômenos de Transporte", no curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário UNIFACIG, onde por meio do projeto de um braço hidráulico, os alunos puderam aprender na prática princípios de mecânica e estática dos fluidos, como o princípio de Pascal. Alem do relato do professor, também foram coletados depoimentos de alunos sobre suas experiências como a metodologia de ensino. Frente aos resultados a metodologia pode ser considerada exitosa e viável para o ensino da disciplina de "Fenômenos de Transporte", pois os alunos se mantiveram engajados e motivados durante o processo.  

Texto completo:

PDF

Referências


ABRANCHES, P. Trabalho de projetos e aprendizagem matemática. In: Avaliação e Educação Matemática, RJ: MEM/USU – GEPEM, 1995.

DEWEY, John. Meu credo pedagógico. Chicago: University of Chicago Press, 1907.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Pedagogia de Projetos: (re) significação do processo ensino-aprendizagem”. Projeto de Pesquisa. Núcleo de Ensino : Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP- Campus de Marília). 2003. Disponível em: www.unesp.br/prograd/.../A%2520resignificacao%2520do%2520ensinar.pdf. Acesso em: 16.fev.2019.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HERNÁNDEZ, Fernando. Repensar a função da escola a partir dos projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

JOLIBERT, Josette et al. Formando crianças leitoras de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

LEGRAND, Louis. A pedagogia do projecto. In: Trabalho de projetos: leituras comentadas. 3.ed. Portugal: Edições Afrontamento, 1993, p.36-39.

LEITE, Lúcia Helena Álvarez. Pedagogia de projetos: intervenção no presente. Presença Pedagógica, 1996 v.2, n.8, p. 24-33, 1996. Disponível em:https://edufisescolar.files.wordpress.com/.../pedagogia-de-projetos-de-lc3bacia-alvarez.pdf. Acesso em: 16 fev.2019.




DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i4.1689

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Glaucio Luciano Araujo, Andreia Almeida Mendes, Fernanda Cota Trindade, Luciana Rocha Cardoso

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.