PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Adriana Rodrigues Pereira, Francisco Aristides dos Santos Neto

Resumo


As metodologias ativas de aprendizagem consistem em alternativas para o ensino tradicional. Tais métodos de ensino visam tornar os alunos sujeitos ativos no processo de aprendizagem, visando uma práxis pedagógica capaz desenvolver diferentes competências no ambiente de ensino. Com o advento da internet houveram mudanças significativas nos meios de comunicação, reiterando a importância de um processo educacional que englobe as mídias digitais. Uma das ferramentas de comunicação que tem se tornado cada vez mais popular é o podcast, uma mídia digital similar aos programas de rádio. Este artigo tem como objetivo apresentar a utilização de podcasts como uma ferramenta de metodologia ativa aplicada ao ensino superior. O estudo descritivo abrange um relato de experiência, realizado em uma instituição privada de ensino superior, localizada em São João del-Rei, MG. Os podcasts foram elaborados por discentes que foram divididos em grupos e, após uma etapa preliminar referente ao planejamento, utilizaram o aplicativo Anchor em smartphones para realizar as gravações. Após a gravação dos podcasts, os alunos realizaram um feedback sobre a experiência deles com a utilização dessa ferramenta no processo de aprendizagem. Os resultados sugerem que o desenvolvimento colaborativo de podcasts permite que os discentes compartilhem conceitos do conteúdo disciplinar de uma maneira que estimula tanto a aprendizagem individual quanto a coletiva. Além disso, competências como o trabalho em equipe e a autonomia no ensino também são destacadas nesse método. A utilização de podcasts como uma metodologia ativa que se mostrou efetiva e colaborou para implantação de um aprendizado ativo e adaptado às novas ferramentas digitais.


Palavras-chave


metodologias ativas; podcast; ensino superior.

Texto completo:

PDF

Referências


ANGELO, T. A. A teacher’s dozen: Fourteen general, research-based principles for improving higher learning in our classrooms. AAHE Bulletin, 1993, p. 3–13.

BARROS, G. C.; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de Las Tecnologías de La Información y Comunicación (epitic), [s. L.], v. 9, n. 1, p.1-14, abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2020.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARVALHO, F. F. O.; CHING, H. Y. Práticas de Ensino aprendizagem no Ensino superior: experiências em sala de aula. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

CRUZ, S. C. O podcast no ensino básico. In: CARVALHO, A. A. (Org.). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, p. 65-80, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2020.

CUNHA, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: LEITE, D.; MOROSINI, M. (orgs.). Universidade futurante: Produção do ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1997.

DEMO, P. Atividades de Aprendizagem: Sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, 2018. Disponível em: < http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/eBook-Atividades-de-Aprendizagem-Pedro-Demo.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2020.

EVANS, J. R.; MATHUR, A. The value of online survey. Internet Res, v. 15, n. 2, p. 195-219, 2005.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Linhas, v. 16, n. 32, p. 391–411, 2016.

GOOGLE. Formulários Google. 2020. Disponível em: < https://docs.google.com/forms/u/0/>. Acesso em: 01 mar. 2020.

SILVA, Daniela Rodrigues Da et al. Projeto Jovem Doutor: o aprendizado prático de estudantes de medicina por meio de atividade socioeducativa TT - Young Doctor Project-Health in Schools: potential learning of medical students through taking part in socio-educational activity. Rev. med. (Säo Paulo), v. 96, n. 2, p. 73–80, 2017. Disponível em: .




DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i4.1941

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Adriana Rodrigues Pereira, Francisco Aristides dos Santos Neto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.