O USO DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS UTILIZANDO O SOFTWARE TBLActive

Adriana Paula Zamin Scherer

Resumo


As metodologias ativas de aprendizagem tornam o aluno o centro do processo de aprendizagem. Dentre tais metodologias, a Team Based Learning destaca-se pelo aprendizado efetivo de conteúdos técnicos e pelo desenvolvimento da tomada de decisão, do trabalho em equipe e colaborativo. A metodologia é dividida em 03 (três) partes: preparo prévio que ocorre em ambiente externo à sala de aula; Garantia de preparo ocorre no ambiente de sala de aula e é composto por uma dinâmica de respostas a um conjunto de questões que os estudantes respondem inicialmente  individualmente e posteriormente em equipes; Aplicação de conceitos é o momento em que os estudantes aplicam o que aprenderam através da resolução de problemas que, normalmente, envolvem aspectos com a área de atuação futura do aluno. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de utilização desta metodologia, em uma turma de estudantes do Curso de Sistemas de Informação de uma instituição de ensino privado. Ao final da atividade, os estudantes responderam a um questionário avaliativo e os resultados demonstraram um grau de satisfação muito elevado com a aplicação do método e uma percepção de aprendizado significativo.


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Team Based Learning; Aprendizagem Cooperativa; Sistemas de Informação; Revisão de conteúdo

Texto completo:

PDF

Referências


BOLLELA, Valdes Roberto; SENGER, Maria Helena; TOURINHO, Francis S. V.; AMARAL, Eliana Senger. Aprendizagem Baseada em Equipes: da teoria à prática. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas da FMRP Universidade de São Paulo. SIMPÓSIO: Tópicos fundamentais para a formação e o desenvolvimento docente para professores dos cursos da área da saúde vol. 47, nº 3 - julho/setembro de 2014. Disponível em http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/7_Aprendizagem-baseada-em-equipes-da-teoria-a-pratica.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2019.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CLEMENTE, Daniel Mapa; CARVALHO, Jader josé de; LIMA, Luciana Martins Ezequiel Souza; SCHUAB, Mariana Rezende; CHAVES, Paulo de Jesus. Aplicação do TBL sob a perpectiva de diferentes áreas do conhecimento In: NEVES, Vander José das; LIMA, Maria Teresa; MERCANTI, Luiz Bittencourt; COSTA, Denny José Almeida (org.). Metodologias Ativas: inovações educacionais no ensino superior. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 213-223.

KRUG, R. R.; VIEIRA, M. S. M.; MACIEL, M. V. A.; ERDMANN, T. R.; VIEIRA, F. C. F.; KOCH, M. C.; GROSSEMAN, S. O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica. Vol.40 no.4 Rio de Janeiro out./dez. 2016

MARQUES, Ana Paula Ambrósio Zanelato; MESSAGE, Carla Plantier; VILHEGAS, Viviani Priscila Piloni; GITAHY, Raquel Rosan Christino. Relato de experiência: aplicação da metodologia Team Based Learning com uso do software TBL Active. In: ETIC – Encontro de Iniciação Científica. Anais do Encontro Toledo de Iniciação Científica Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. v. 14, n. 14, 2018.

OLIVEIRA, T. E.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): um método ativo para o Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p.962-986, dez, 2016.

SOUZA, Rosa Gouvêa de; PENHA, Rodrigo Chávez. Aprendizagem Baseada em Equipes na formação médica In: NEVES, Vander José das; LIMA, Maria Teresa; MERCANTI, Luiz Bittencourt; COSTA, Denny José Almeida (org.). Metodologias Ativas: inovações educacionais no ensino superior. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 133-144.




DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i4.1943

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Adriana Paula Zamin Scherer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.